quinta-feira, 6 de maio de 2010

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA CATÓLICO?

APRENDENDO SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA CATÓLICO...

Católico é uma palavra bem conhecida e utilizada por nós. Aliás, somos Católicos. Católico quer dizer “universal”. Porém, pouca gente sabe a origem desta palavra que vem do latim "catholicus". Sua origem no grego "Kathólicos", onde kata significa "sobre" e "holos", significa "todo, completo, inteiro". Dessa forma, "kathólicos" significa literalmente sobre o todo, através de todo, ou universal.

A palavra católico era bastante utilizada pelos gregos, antes mesmo do cristianismo. Por exemplo, o filosofo grego Aristóteles empregava a palavra para se referir-se a algo que era "universal, para todos".

Depois dele, no inicio do cristianismo, alguns autores cristãos também se utilizaram dessa palavra, ainda sem fazer referência alguma à Igreja. Por exemplo: São Justino fala da “ressurreição católica”; Tertuliano fala da “bondade católica de Deus”; Santo Irineu em uma de suas frases fala dos “quatro ventos católicos”. Nesses três casos, a palavra católica foi empregada como sinônimo de universal.

O registro mais antigo de católica como adjetivo para a Igreja é do ano 107, com Santo Inácio de Antioquia. A palavra católica foi utilizada para referi-se “Igreja: Onde aparece o bispo, ai esteja a multidão, do mesmo modo que onde estáJesus Cristo, ai está a Igreja Católica” (Carta de Santo Inácio aos Esmirmiotas).

O Catecismo da Igreja católica nos números 830 e 831 apresenta a palavra católico como sinônimo de “universal”, no sentido de “totalidade, integridade”. Dessa forma, apresenta a Igreja sendo católica em dois sentidos.

1. A Igreja é católica porque Cristo está presente nela: “onde está Jesus Cristo, ai está a Igreja católica” (Santo Inácio de Antioquia). Na Igreja subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça (Efésios 1,22-23). A Igreja recebeu de Cristo a “plenitude dos meios de salvação” que ele quis: confissão de é reta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. Nesse sentido, a Igreja é católica desde o dia de Pentecostes.

2. A Igreja é católica porque Cristo a enviou em missão a todos os povos: Ide, pois, e ensinai a todas as nações” (marcos 28,19): “Todos os homens são chamados a fazer parte do povo de Deus. A missão do cristão é tornar o Reino conhecido por todo o mundo, cumprindo, assim, a vontade de Deus.

(fonte: http://www.jesusbompastor.org.br - referência: http: // etimologias.dechile.net/católico)

Como deve ser os Cantos na Missa?

OS CANTOS NA MISSA DEVEM SER...

Entrada - Este deve ser um canto de procissão do celebrante até o altar, que estimule a assembléia a participar da celebração com alegria e sentir que não só o sacerdote sobe ao altar, mas Deus que toma conta de toda a Igreja e deve terminar assim que o celebrante estiver pronto para a saudação inicial. Fiquem atentos!

Ato penitencial - Este canto deve ser breve, não demorado. Deve haver a fórmula SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS! CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS!
Ex: Senhor, que vieste chamar os pecadores humilhados!
PIEDADE, PIEDADE, PIEDADE DE NÓS!
Ó Cristo que viste salvar, os corações arrependidos!
Senhor que intercedeis por nós junto a Deus Pai que nos perdoa!

Glória - O glória, é um canto cristológico, não trinitário. É um canto que os anjos cantaram dando glória a Deus pelo nascimento de Cristo. Nunca deve ser substituido por HINO DE LOUVOR, tipo: GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA! GLÓRIA, GLÓRIA ALELUIA! GLÓRIA, GLÓRIA ALELUIA, LOUEMOS AO SENHOR!
Deve conter a formula liturgica. Por exemplo:
1 - Glória a Deus nos altos céus, paz na terra aos seus amados, a vós louvam Pai Celeste os que foram libertados.
GLÓRIA A DEUS LÁ NOS CÉUS E PAZ AOS SEUS. AMÉM!...

Salmo - O salmo é a resposta da primeira leitura, nunca poderá ser substituido por outro canto. Seria melhor que fosse sempre cantado, se não for possivel pode ser rezado. É proclamado pelo salmista do Ambão, com o refrão cantado pelo povo.

Canto de Aclamação - Deve ser cantado com alegria e entusiasmo, cantado o ALELUIA com entonação, e as estrofes são frases tiradas do evangelho a ser proclamado.

Canto para a apresentação das oferendas - e não do ofertório, pois o verdadeiro ofertório da Missa se encontra inserido na Oração Eucarística, após a consagração, quando o próprio Cristo é oferecido ao Pai, - acompanha a procissão das oferendas e se prolonga pelo menos até que tenham sido postas sobre o altar." Pede-se, portanto, que o canto seja mais para bendizer do que para ofertar. Ex.: Bendito seja o nome do Senhor agora e sempre e por toda a eternidade.

Santo - Este é um dos cantos mais importantes da missa, pois exalta a santidade do nosso Deus e relembra "aquele domingo" quando Jesus era recebido com louvores, palmas, cantos e ramos em Jerusalém e gritos de "HOSANA AO FILHO DE DAVI!". Não deve ser substituido por outro canto, ele deve sonter a formula que o Missal Romano nos apresenta:
- SANTO, SANTO, SANTO SENHOR DEUS DO UNIVERSO, O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA, HOSANA NAS ALTURAS! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR, HOSANA NAS ALTURAS!

Amém - Vem após a doxologia que só é rezada pelo celebrante (muitas pessoas acham, erradamente, que é bonito rezar com o padre!) e deve ser bastante animado ao som de todos os instrumentos, cantado por toda a assembléia.

Cordeiro de Deus - Se estiver de acordo com a aprovação do celebrante, o Cordeiro de Deus pode ser cantado como um findo suave de reverência e respeito. Lembre-se que este canto não faz parte do canto do Abraço de Paz e deve ser executado a partir do canto Cordeiro de Deus, já nos preparando para a comunhão.

Comunhão - Este canto deve ser cantado por toda comunidade, seria melhor que a sua letra contesse frases do evangelho proclamado, como nos mostra o Hinário Litúrgico, pois assim a assembléia comunga o corpo de Cristo relembrando o que foi lido no evangelho.